Make your own free website on Tripod.com
 
PENTAGRAMA
 
Para o músico escrever suas composições ele tem que lançar mão de meios gráficos. As figuras de notas musicais são representadas no pentagrama compoto de 5 linhas e 4 espaços - onde as figuras são representadas com o seu tempo de duração e a altura - (Freqüencia da nota musical) -. Há também um símbolo inicial no início do pentagrama chamado de CLAVE que dá nome à nota musical que nesta linha se assinala. Os nomes das notas Musicais são DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI -.

Assim temos a Clave de Sol, assinalada na segunda linha do pentagrama (eventualmente na primeira linha) e a clave de do, que pode ser assinalada na primeira, segunda, terceira e quarta linha do pentagrama. Ainda temos a clave de fá, que pode ser assinalada na terceira, quarta e quinta linha. Se fossemos escrever só na clave de sol para todas as faixas de freqüencias contempladas nos vários instrumentos haveria necessidade de usar muitas linhas suplementares acima e abaixo do pentagrama. Por isso se usa outras claves para poder acomodar a grafia dos sinais musicais dentro do pentagrama usando o mínimo de linhas suplementares.
Definindo:

Assim podemos definir o PENTAGRAMA: É um gráfico composto de um conjunto de 5 linhas e quatro espaços.
Assim podemos definir CLAVE assim: É um sinal que se assinala no PENTAGRAMA para dar NOME ÁS NOTAS.
 

Linhas Suplementares Superiores e Linas Suplementares Inferiores
 
 
As várias Claves assinaladas nas linhas do Pentagrama. Onde se assinala a nota -  aquela linha leva o nome da nota. Assim temos de acordo com o gráfico acima: Sol na primeira Linha, Sol na Segunda Linha, Dó na primeira Linha, Dó na Segunda Linha, Dó na terceira linha, Dó na quarta linha, fá na terceira linha, fá na quarta linha e fá na quinta linha.
 
 
Todas essas claves eram usadas antigamente. Atualmente só se usam a clave de sol na segunda linha, a de fá na quarta linha e muito raramente se usa a clave de dó na terceira e quarta linhas.

A clave de sol é usada para os sons AGUDOS e parte dos sons MÉDIOS - (correspondente à parte direita do teclado do piano) a clave de fá se usa para os sons gravese e parte dos médios (metade esquerda do piano) e a clave de dó para os sons MÉDIOS - (parte central do piano).

COMO SE GRAFA O DÓ MÉDIO - (DÓ3) - DO PIANO NAS VÁRIAS CLAVES
 
 
 
Facilitando a Leitura da Partitura
OITAVA
O Conceito importante sobre o que seja uma oitava é entender que toda vez que se dividir o número de vibrações de uma nota musical pelo valor do número de vibrações da outra e constatar-se que elas mantém uma relação igual a dois, aí temos uma oitava. Não importa de que nota comecemos.
 
 
Retornar à página de teoria